Nutrição,  Outros

Chá e seus benefícios: saiba em que situações tomar cada tipo!

Oi gente, tudo bom?

 

O inverno é o tempo perfeito para pegar um livrinho e tomar um cházinho debaixo do cobertor né? Mas não é só pra esses momentos que um cházinho vai bem viu! Tomar chá traz vários benefícios e se eu fosse você, incluía já no seu dia a dia.

 

O chá é a bebida preparada através da infusão de folhas, flores, raízes e frutos. Muito comum de ser ver em filmes como algo do cotidiano inglês, acredita-se que o chá surgiu na China como uma erva medicinal. Hoje em dia, ganhou um papel social na rotina das pessoas, mas ainda é muito utilizado pelos seus benefícios.

 

Continue lendo esse post para saber como prepará-lo, quais chás tomar para ter cada tipo de benefício (como diminuir a retenção de líquidos, acelerar o metabolismo, diminuir a TPM, etc), e remédios caseiros utilizando o chá.

 

Como fazer:

 

beneficios-dos-chas-tipos-livenstyle

Com inúmeras opções de sabores, ele pode ser tomado quente ou frio (para aqueles dias de calor, sabe?) e existem muitas formas de você fazer:

 

  • Chá de saquinho: O mais comum, você coloca na água e espera alguns minutinhos até ficar pronto.
  • Chá em pó: não precisa nem esperar, só misturar e tomar
  • Chá de ervas e frutas em natura: Essa é um pouquinho menos prática. Você precisa esquentar a água, colocar a erva ou fruta (pode ser a casca também), abafar por alguns minutos e coar. O sabor dessa versão é muito mais acentuado que as versões de saquinho (boa opção para quem acha o chá meio sem graça, você pode deixar mais forte de acordo com a sua preferencia).
  • Chá de lata: De certa forma, é a mais prática e é facilmente encontrada em lanchonetes, restaurantes, etc. Só tem que tomar muito cuidado pois muitas delas tem açúcar e conservantes, prefira o mais natural possível.


Diga-me o que quer e direi qual chá tomar

 

beneficios-dos-chas-livenstyle

Gente, quando eu falo que o chá tem muitos benefícios, não estou brincando, é muita coisa mesmo. Existem estudos que comprovam que alguns tipos de chá podem prevenir diabetes, doenças cardiovasculares e até o câncer. A maioria deles ajuda na digestão, mas cada erva, fruta, ou raiz tem funções específicas. Então, separei alguns benefícios interessantes para mostrar pra vocês.

 

*Se você é hipertenso, está grávida ou tem algum problema de saúde, converse com seu medico para saber quais chás você deve evitar! ;)

 

Diminuir o apetite

Existem alguns chás que podem ajudar você a comer menos na hora da refeição. Eles fazem com que você tenha a sensação de saciedade e por isso fica mais difícil você exagerar no prato ou atacar uma sobremesa. Alguns deles são: Alecrim, carqueja, gengibre, hibisco e chá verde.

 

Desinchar – diminuir a retenção de liquido

Sabe aquela sensação que a gente tem de que ta parecendo um peixe boi? Que a gente se sente mega inchada? Então, isso pode ser o seu corpo retendo liquido. As causas podem ser várias como consumo de sódio em excesso, falta de exercício ou uso de alguns medicamentos específicos, mas o importante é que dá pra diminuir esses efeitos tomando um cházinho de uma dessas ervas: Hibisco, cavalinha, chá branco, chá preto, gengibre e carqueja.

 

Dormir melhor – ataque a insônia

A qualidade do seu sono pode definir todo o seu dia. Dormir mal pode aumentar seu stress, diminuir a sua produtividade e até aumentar o risco de algumas doenças. Se você tem insônia ou simplesmente quer ter uma ótima noite de sono existem alguns chás que podem te ajudar. Eles te acalmam e fazem com que a sua noite seja mais tranquila, só cuidado para não tomar muito e ter que acordar para ir ao banheiro. Veja os chás que possuem esse efeito: Camomila, erva cidreira, maracujá e capim limão.

 

Acelerar o metabolismo

São os chás termogênicos, que aumentam a temperatura do corpo e fazem com que seu organismo queime mais gordura. Normalmente têm cafeína em sua composição e por isso nos mantém em estado de alerta. Eles com certeza podem ser grandes aliados para acabar com as gordurinhas, mas cuidado para não tomar antes de dormir e ficar sem sono. Alguns deles são: Chá verde (e suas variações), matte, gengibre e canela.

 

Aumentar a libido

Um dos benefícios dos chás que poucas pessoas falam é sobre aumentar a libido e vamos combinar que tem muita gente que sofre com esse problema. Tem várias causas para isso como stress, uso de pílula anticoncepcional e ansiedade por exemplo. Então, olha que maneira facinha de ajudar, só tomar um cházinho! Experimente: Alecrim, gengibre, erva doce e tribulus terrestris.

 

Diminuir a TPM

Ninguém merece TPM né gente? Junta stress com ansiedade, com dor no peito, com cansaço, com irritação, com vontade de comer doce, com raiva, com inchaço e mais um monte de coisa. É uma semana pra você ficar maluquinha! Pra dar uma amenizada nesses sintomas, uma solução simples são esses cházinhos: Camomila, gengibre e orégano.

 

#BÔNUS

beneficios-dos-chas-xicara-desenho-livenstyle

Os mais pops

Existem alguns chás muito conhecidos e utilizados que se destacam por ter várias propriedades ao mesmo tempo e por isso vale a pena a gente se aprofundar um pouco.

 

Chá verde

O chá verde na verdade vem de uma planta chamada de Camellia Sinensis, que dá origem também ao chá preto e ao chá branco. Todos possuem propriedades para desinchar, desintoxicar e acelerar o metabolismo (mas com potências diferentes). Por causa dessas propriedades ficou muito conhecido por ajudar no emagrecimento. O que diferencia os 3 tipos de chás é o momento em que é feita a colheita das folhas e o seu processamento:

 

  • Chá branco: vem das folhas mais novas que não sofreram o efeito de oxidação. Tem forte ação antioxidante e especialistas acreditam que ele acelera mais o metabolismo que o chá verde.
  • Chá verde: O mais comum e mais barato, sofre pouca oxidação e possui mais opções de combinações no mercado.
  • Chá preto: Possui a maior oxidação. Esse chá tem a vantagem de ter mais sabor e cafeína que os outros.

 

Hibisco

Bem conhecido por sua função de diminuir a retenção de líquidos, “fazer você suar” e desinchar, esse chá é rico em antioxidantes e ajuda a diminuir as gordurinhas. Estudos recentes indicam que, se consumido em excesso, podem afetar a fertilidade e os hormônios. Por isso não é indicado para gestantes e pessoas que estão tentando engravidar.

 

Usos incomuns dos chás

Se você não gosta tanto de tomar chá, você ainda pode ter alguns benefícios através de outros métodos:

 

Diminuir olheiras

Prepare um chá de camomila de saquinho normalmente. Retire as bolsinhas, deixe esfriar e depois coloque sobre os olhos por uns 20 minutinhos para diminuir o inchaço nos olhos.

 

Clarear o cabelo

Uma receita simples para deixar o cabelo mais claro: prepare um chá de camomila bem forte e enxague o cabelo com ele. Deixe agir entre 20 e 30 minutos (de preferencia no sol) e depois lave normalmente. Funciona melhor com quem já tem cabelos claros e quer diminuir o tom, mas também é uma opção para deixar os cabelos escuros com um toque de dourado.

 

Repelente

É só queimar as folhas do chá verde e o cheiro vai afastar os mosquitos. Você pode colocar as folhas secas em um queimador de incensos e colocar fogo ali.

 

Aliviar queimaduras

Se você pegou muito sol ou simplesmente queimou o dedo fazendo comida, o chá de camomila pode novamente ser uma solução. É só prepará-lo, deixar esfriar e passar na área afetada para ele aliviar a dor da queimadura.

 

Sugestões de chás 

recomendaçao-chá-livenstyle

Eu tomo chá praticamente todos os dias, então posso indicar alguns que gosto bastante:

  • Chás em pó da Beauty in – tem 4 opções, todos muito gostosos, com colágeno (bom pra mulherada) e não precisa nem adoçar.
  • Indian Chai da Twinings – É uma mistura de chá preto com gengibre e canela, ou seja, tem ação termogênica. Sou suspeita pra falar porque eu amo de paixão gengibre e canela, mas eu acho ele top demais!
  • Chá verde, limão e gengibre da Taeq – Esse é aquele tipo de chá bem refrescante sabe, que você sente o ardidinho na garganta? Então eu adoro e ainda é um ótimo remédio quando você ta gripado e com a garganta ruim.
  • Doce forma da Dr Oetker – É uma combinação de várias ervas e frutas como maça, laranja, erva-doce, boldo, hibisco e outros. Eu sei que parece muita mistureba, mas juro que é gostoso demais, vale a pena experimentar!

 

Se você tem mais alguma sugestão de chá, comenta aqui embaixo pra gente poder experimentar também! ;)

 

Aqui eu falei apenas de algumas funções e chás, mas eles são ótimas opções para várias outras situações como gripes, problemas intestinais e dores de cabeça. Benefícios e formas de uso não faltam.

 

Lembre-se que se quiser adoçá-los, as melhores opções são de adoçantes naturais como sucralose, estévia e açúcar de coco ou com mel.

 

E pra você ter uma experiˆncia completa, aqui também tem algumas receitinhas que vão bem com um cházinho: Bolo de fubá fit, Bolo de milho fit cremoso, Cookies fit de banana e aveia, Bolo de cenoura fit e Pão de batata doce e fubá.

 

Agora que você já está sabendo tudo sobre os chás, bora esquentar a água e aproveitar?

 

Compartilhe esse post com seus amigos para que eles também possam ter todos os benefícios dos chás!

 


 

Publicitária, estudando Educação física, um ser aprendiz em busca de uma vida mais leve.