Nutrição

Como reduzir o consumo de sal

 

Oi gente, tudo bom?

 

Sabe quando você se sente inchada? Quando parece que você está pesando o triplo? Então, a causa disso pode ser o consumo de sal em excesso na sua dieta.

 

Além de causar a retenção de liquido, ele pode trazer diversos problemas para a sua saúde.

 

Para falar um pouco mais do assunto, hoje trouxe um post do blog parceiro Dicas para perder peso

 

Como o próprio nome diz, lá tem muito conteúdo para quem está em busca do emagrecimento.

 

Você pode encontrar dicas de dietas, suplementos, exercícios e tudo que pode influenciar no processo de perda de peso.

 

Então continue lendo esse post para saber como fazer o consumo de sal de forma consciente e garantir uma alimentação saudável e cheia de sabor.

 


O consumo de sal ideal é menos que 5 gramas por dia, mas, em média, se consome 12 gramas.

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o brasileiro ingere mais que o dobro da quantidade recomendada.

 

A nutricionista Tâmara Tambellini destaca que, culturalmente, as pessoas acreditam que comida bem temperada é sinônimo de salgada, mas isso não é verdade.

 

Reduzir o consumo de sal faz bem para a saúde e também para a dieta.


Chamado de cloreto de sódio, o sal é muito importante para o organismo. Esse mineral controla a hidratação dos tecidos e a pressão arterial,  e auxilia as funções dos neurônios e outras células.


Por outro lado, quando consumido em excesso, tem grande chance aumentar a pressão arterial, causar retenção hídrica, aumentar o risco de câncer gástrico, formar cálculos renais e impulsionar a osteoporose. Em 1 grama de sal (uma colher de café), tem cerca de 400 miligramas de sódio.

 



Como reduzir o consumo de sal

 

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Nosso paladar demora, em média, três meses para se adaptar a mudança de hábitos. Portanto, antes de tudo, é preciso paciência e perseverança.

 

A redução gradativa é essencial para não desanimar. Abaixo algumas dicas para começar a redução:

 

  • Substitua o sal por outros temperos como orégano, alho, cebola, salsinha, cebolinha, alho-poró, ervas frescas ou secas (manjericão, hortelã, alecrim, tomilho e outras);
  • Não deixe o saleiro na mesa;
  • Experimente a comida antes de colocar o sal;
  • Evite usar temperos artificiais;
  • Fuja dos embutidos e industrializados.

 


Além do excesso de sódio, os embutidos também possuem altas concentrações de conservantes, como os nitratos e os nitritos, que são conhecidos por causarem alguns tipos de câncer.

 


#Alerta:


Especialistas destacam que os alimentos já prontos são os principais responsáveis pelo consumo excessivo do brasileiro.

 

O sódio destes produtos vem, principalmente, do glutamato monossódico e dos conservantes, que não acentuam o sabor salgado e passam despercebidos.


É importante a leitura dos rótulos dos produtos, observando os ingredientes e a informação nutricional.Se na porção de sódio estiver mais que 5%, evite consumir.



Tempere seu sal

 


A opção de sal temperado também auxilia a reduzir o consumo de sódio, principalmente porque substitui os temperos prontos. Confira quatro receitas para fazer com o sal:

 



Sal de Limão

 

Ingredientes:
  • Raspas de dois limões (tahiti ou siciliano);
  • 8 colheres de sopa rasas de sal grosso;
  • Alecrim desidratado (opcional);

 

Modo de preparo:


Soque os ingredientes em um pilão ou bata no liquidificador. Conserve em um recipiente bem fechado.

 


Sal de Ervas

 

Ingredientes
  • 3 tipos de ervas secas a gosto;
  • Sal;
  • Cebola e alho desidratados (opcional);

 

Modo de preparo:


Em um liquidificador, coloque a mesma medida de todos os ingredientes e bata. Conserve em um recipiente com tampa e use na mesma medida que o sal comum.

 


Tempero Pronto Caseiro

 

Ingredientes:
  • 3 cebolas;
  • 8 dentes de alho;
  • Cheiro-verde;

 

Modo de preparo:


Descasque o alho, pique a cebola grosseiramente e coloque junto com a salsinha e a cebolinha no multiprocessador. Bata até virar uma pasta. Coloque em um pote de vidro e guarde na geladeira ou no freezer.

 

Gersal


Ingredientes:
  • Sal;
  • Gergelim;

 

Modo de preparo:


Em um pilão ou na função pulsar do liquidificador, use quantidades iguais de sal e gergelim. Guarde em um pote com tampa, de preferência na geladeira.

 

Agora que você já sabe quais os benefícios de reduzir o consumo do sal e tem várias opções de sais aromáticos para substituir, que tal deixar o saleiro de lado na próxima refeição?

 

Diminua gradualmente as quantidades de sal que você utiliza na comida até que seu paladar se acostume.

 

Nunca é fácil mudar hábitos, mas estamos aqui para dar o nosso melhor e buscar o bem estar, certo?

 

Então tente fazer em casa e comenta aqui o que você achou da mudança!

 

Compartilhe esse post com seus amigos para ajuda-los a reduzir o consumo de sal e ter mais saúde também! ;)

 


Publicitária, estudando Educação física, um ser aprendiz em busca de uma vida mais leve.