Nutrição

Diet, Light, Zero, Fit, Funcional e Orgânico: o que cada um significa?

Já aconteceu com você de estar no mercado e pegar um produto light, diet, zero, fit ou outro nome desses porque achou que era bom para a dieta? Então, isso nem sempre é verdade.

A maioria das pessoas não entende o significado dessas palavras, o que acaba gerando uma grande confusão na hora da escolha dos produtos. 

Por isso, eu fiz esse post para esclarecer de vez todas essas nomenclaturas. Vamos lá:

  • Diet: quer dizer que o alimento não tem algum ingrediente, que pode ser açúcar, glúten, gorduras, calorias, sódio, etc.
  • Light: quer dizer que há uma redução de, pelo menos, 25% de algum nutriente em relação ao produto original, que pode se referir a quantidade de açúcar, calorias, gorduras, etc.
  • Zero: quer dizer que há a exclusão total de um nutriente. Esse gera um pouco menos de confusão pois normalmente vem acompanhado pelo item que ele exclui, por exemplo: ZERO AÇÚCAR, ZERO GORDURAS.
  • Funcional: Segundo Anvisa, os alimentos funcionais apresentam outros benefícios além de nutrir, pois contêm constituintes que podem auxiliar, por exemplo, na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos; na proteção das células contra os radicais livres; no funcionamento do intestino; na redução da absorção do colesterol; entre outros.
  • FIT: o termo FIT, vem de FITNESS, porém essa nomenclatura não está incluída na classificação do Ministério da Saúde. Por esse motivo, tome muuuito cuidado, pois se a marca não for confiável, você poderá sair prejudicado. Na minha visão, um produto fit é aquele que não possui açúcar refinado, é 100% integral e baixa quantidade de sódio, sendo uma boa opção para uma alimentação saudável.
  • Orgânico: são os alimentos que não utilizam agrotóxicos, hormônios, drogas veterinárias, adubos químicos, antibióticos ou transgênicos em qualquer fase da produção.

Tá vendo? Então não é porque um alimento é diet ou light que ele vai ser bom para você. Além disso você tem que lembrar que uma alimentação saudável não é só o que você come, mas quanto você come, como você come e quando você come. Eu costumo brincar que se você comer o pote inteiro de algo FIT, ele não fica mais FIT. 

Então a próxima vez que você vir esses alimentos, veja direitinho se está pegando o que realmente precisa. Dá uma olhada também nesse post que fiz sobre como ler os rótulos dos produtos.

Espero que tenha ajudado! E me segue lá no insta @lou.caselli que eu coloco varias dicas para você ter uma vida mais saudável! ;)

Publicitária, estudando Educação física, um ser aprendiz em busca de uma vida mais leve.