
Diet, Light, Zero, Fit, Funcional e Orgânico: o que cada um significa?
Já aconteceu com você de estar no mercado e pegar um produto light, diet, zero, fit ou outro nome desses porque achou que era bom para a dieta? Então, isso nem sempre é verdade.
A maioria das pessoas não entende o significado dessas palavras, o que acaba gerando uma grande confusão na hora da escolha dos produtos.
Por isso, eu fiz esse post para esclarecer de vez todas essas nomenclaturas. Vamos lá:
- Diet: quer dizer que o alimento não tem algum ingrediente, que pode ser açúcar, glúten, gorduras, calorias, sódio, etc.
- Light: quer dizer que há uma redução de, pelo menos, 25% de algum nutriente em relação ao produto original, que pode se referir a quantidade de açúcar, calorias, gorduras, etc.
- Zero: quer dizer que há a exclusão total de um nutriente. Esse gera um pouco menos de confusão pois normalmente vem acompanhado pelo item que ele exclui, por exemplo: ZERO AÇÚCAR, ZERO GORDURAS.
- Funcional: Segundo Anvisa, os alimentos funcionais apresentam outros benefícios além de nutrir, pois contêm constituintes que podem auxiliar, por exemplo, na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos; na proteção das células contra os radicais livres; no funcionamento do intestino; na redução da absorção do colesterol; entre outros.
- FIT: o termo FIT, vem de FITNESS, porém essa nomenclatura não está incluída na classificação do Ministério da Saúde. Por esse motivo, tome muuuito cuidado, pois se a marca não for confiável, você poderá sair prejudicado. Na minha visão, um produto fit é aquele que não possui açúcar refinado, é 100% integral e baixa quantidade de sódio, sendo uma boa opção para uma alimentação saudável.
- Orgânico: são os alimentos que não utilizam agrotóxicos, hormônios, drogas veterinárias, adubos químicos, antibióticos ou transgênicos em qualquer fase da produção.
Tá vendo? Então não é porque um alimento é diet ou light que ele vai ser bom para você. Além disso você tem que lembrar que uma alimentação saudável não é só o que você come, mas quanto você come, como você come e quando você come. Eu costumo brincar que se você comer o pote inteiro de algo FIT, ele não fica mais FIT.
Então a próxima vez que você vir esses alimentos, veja direitinho se está pegando o que realmente precisa. Dá uma olhada também nesse post que fiz sobre como ler os rótulos dos produtos.
Espero que tenha ajudado! E me segue lá no insta @lou.caselli que eu coloco varias dicas para você ter uma vida mais saudável! ;)
Relacionado
Lou Caselli
Publicitária, estudando Educação física, um ser aprendiz em busca de uma vida mais leve.
Você pode gostar

Panqueca de banana com queijo branco
14 de março de 2016
A dieta em viagens
19 de dezembro de 2019