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Fitness,  Lifestyle,  Nutrição

Estratégia para manter a dieta e o treino para alcançar seu objetivo

Segunda-feira: o dia que tudo vai mudar, você vai começar a dieta, fazer academia, ficar com o corpo que você sempre quis. Você está motivado e nada vai te impedir. 

Então passa a semana toda comendo direitinho e chega na quinta-feira o seu marido compra um bolo de chocolate. Você já está cansada, vai demorar para fazer qualquer coisa pra comer e a sua vontade é de comer o bolo. 

Você entra numa batalha consigo mesma e vem vários pensamentos como “Poxa, mas nunca tem bolo em casa”, “Nossa, mas eu amo o bolo desse lugar”, “Eu mantive a dieta direitinho até hoje, tudo bem de comer o bolo”. E por aí vai, até que você come não só o bolo, mas já que quebrou a dieta já pede uma pizza na sexta, come mais um pedacinho, nem vai pra academia mais e o que tinha que ser feito fica pra segunda feira de novo. 

Se identificou? Então, isso acontece com muuuita gente e tem um motivo. Eu já falei em alguns posts aqui do blog que, no momento de uma decisão, o nosso cérebro é programado para buscar sempre as alternativas com prazer imediato ou com menos esforço. 

Nesse momento ele não consegue entender que ao evitar o bolo de chocolate, você terá um prazer a longo prazo ao alcançar seus objetivos, ele só consegue pensar no prazer do açúcar no seu corpo.

O que nos faz decidir agir de forma diferente é a nossa força de vontade, que, infelizmente é finita, ou seja, você tem um limite de força de vontade por dia. A medida que você vai tomando decisões, você vai gastando a sua força de vontade e a chance de tomar decisões piores é maior, entende? Isso é comprovado cientificamente.

Tá, aí você pensa, então como evitar essa situação? Sempre que eu chegar no limite da minha força de vontade eu vou acabar fazendo uma decisão ruim?

Não! Hoje eu to aqui pra te dar uma solução que você pode aplicar nessas situações e em muitas outras da sua vida. É uma estratégia chamada SE-ENTÃO.

A ideia desta estratégia é estar preparado para as situações desafiadoras e saber o que fazer na hora, sem precisar tomar uma decisão. 

Então você vai fazer o seguinte, ao definir os seus planos, não pense só no resultado, reflita sobre o processo. Ou seja, não pensa só que quer ficar com o corpo magro e malhado e que vai ser ótimo, pense no que vai te fazer chegar lá, pense na dieta que você vai ter que fazer, no tempo que você vai ter que dedicar, nos exercícios que você vai ter que fazer, nas suas refeições, nos doces que você não vai poder comer, etc. 

Esse primeiro passo faz com que você se comprometa com o processo e não apenas com o resultado.

O segundo passo, que é onde entra a nossa estratégia, é pensar em TUDO que pode te impedir de alcançar seu objetivo, todas as situações que podem te sabotar e qual a solução para cada uma delas. Vou dar alguns exemplos pra vcs entenderem:

  • SE eu chegar em casa com fome e  não tiver o jantar pronto, ENTÃO
    • eu vou comer umas castanhas enquanto faço o jantar. Se eu estiver muito cansada para fazer o jantar, ENTÃO
      • eu vou pedir um prato saudável pelo ifood. Se eu não quiser esperar ENTÃO
      • eu vou deixar opções de marmitas congeladas no freezer.
  • SE tiver um happy hour do trabalho, ENTÃO
    • eu não vou, mas se for obrigatório eu ir, ENTÃO
      • eu vou tomar só suco. Se não tiver suco, ENTÃO
        • eu vou tomar água.
  • SE quando eu for correr estiver chovendo, ENTÃO
    • eu vou correr na esteira do prédio. Se não estiver aberto, ENTÃO
      • eu vou fazer o treino funcional do vídeo XYZ na sala de casa. Se for muito cedo e não puder fazer barulho, ENTÃO
        • eu vou correr na chuva mesmo
  • SE eu for em uma festinha de criança com muitos doces que eu gosto, ENTÃO
    • Eu vou comer antes de sair de casa. Se der muita vontade, ENTÃO
      • Eu vou comer apenas 2 brigadeiros.
  • SE eu ficar com muita vontade de comer doce ENTÃO
    • Eu vou meditar para diminuir a ansiedade. Se eu continuar com vontade, ENTÃO
      • Eu vou tomar uma xícara de café. Se ainda quiser o doce, ENTÃO
        • Eu vou comer um punhado de uva passa ou 1 doce FIT apenas.

Entendeu onde eu quero chegar?

A decisão foi tomada antes da situação acontecer. E claro, você pode ir adicionando ao longo do processo. Vc tinha um casamento pra ir que não tinha pensado, no dia anterior ou até antes de  sair de casa (longe de qualquer tentação), vc já pensa nas situações e toma as suas decisões. 

Você toma controle das suas próprias escolhas. Eu falei um pouquinho disso no post sobre “Dieta em viagens”. E lembre-se, você pode também tomar a decisão de quebrar a dieta naquele dia ou de não treinar por exemplo, mas que seja algo consciente e que não haja nenhuma culpa nisso. Eu faço isso no meu “dia do lixo”, logo vou fazer um post falando mais sobre!

O que você achou? Bora testar? Depois quero saber se funcionou, viu! Beijo

Publicitária, estudando Educação física, um ser aprendiz em busca de uma vida mais leve.