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Expectativa X Realidade : Você está fazendo o que precisa para ter a vida saudável que quer?

Início do ano é época de renovação, de refletir sobre o ano que passou e fazer as metas para os meses seguintes. E na lista de muita gente, encontramos os itens “ter uma vida fitness”, “emagrecer”, “ter o corpo igual da fulana” e isso me fez pensar um pouco sobre as nossas expectativas e o que fazemos para alcançá-las.

Eu vejo muitas pessoas que falam “quero ter um corpo com abdômen tanquinho esse ano”, “quero perder 10kgs em 1 mês”, mas também fala “Eu não quero me privar de comer nada” e “Eu não quero praticar atividade física”. 

O problema dessa falta de coerência é que a gente se frustra, pois as nossas ações não condizem com os nossos objetivos e nem com as nossas possibilidades. E, quando não temos resultado, desistimos.

E não tem problema querer essas coisas, todo mundo quer o melhor dos dois mundos, mas é importante definir as suas prioridades também. 

Você pode ter saúde e um corpo bacana sem ter uma dieta restrita, ou você pode se restringir mais para ter o abdômen tanquinho que quer, mas é extremamente difícil você conseguir os dois, a não ser que você tenha uma genética abençoada hahahahah.

Então, para que não tenhamos nenhuma frustração, primeiro, pense bem no que você quer, em relação a objetivos, rotina e período de tempo. 

Por exemplo, se sua meta é perder 10kgs em 2 meses, provavelmente serão necessários muitos sacrifícios, então é importante ter isso em mente. 

Eu acho ótimo querer ser mais saudável, mas metas radicais dificilmente são alcançadas, então tenha um plano e comece aos poucos. Antes de querer ter o abdômen tanquinho, tente perder os quilinhos a mais que te incomodam. 

Se você não tem o hábito de ir na academia, se colocar uma meta de ir todos os dias pode ser complicado a longo prazo, então é melhor se comprometer com 3x e se for mais, melhor. 

Pense em pequenas ações que podem te ajudar, como por exemplo colocar limites no número de bebidas ou doces que você pode ter na semana, ou usar as escada ao invés dos elevadores pelo menos 2x na semana, etc. 

Tente refletir sobre quais o pontos que mais te impedem de alcançar seu objetivo para que você possa resolvê-los: É tempo? É a distância da academia? É não encontrar uma atividade que te atrai? É falta de criatividade no jantar? É preguiça? 

Mudar hábitos e comportamentos não é fácil e precisamos respeitar também que a nossa vida é feita de fases e prioridades. Vão ter momentos que você vai se dedicar mais a uma ou outra coisa, mas nunca se deixe de lado, dedique sempre um pouquinho de tempo para se cuidar. Logo vou escrever um post sobre como ter mais motivação para treinar, então fica de olho! Te desejo um ano incrível e que você consiga alcançar todos os seus objetivos!

Publicitária, estudando Educação física, um ser aprendiz em busca de uma vida mais leve.