Experiências,  Fitness,  Outros

Vamos andar de bike? Veja como incluir essa atividade na sua rotina e passeios diferentes para fazer!

 

Você lembra do dia em que aprendeu a andar de bike? Do que sentiu na primeira vez que subiu nela?

 

Elas tinham aquelas rodinhas que seus pais colocaram para você aprender. E, quando você fez seu primeiro passeio, aiai, como foi bom!

 

E na hora de andar de bike sem as rodinhas? Lembra do medo que foi para tirar e andar de bike sem elas? Tiveram tombos, mas você sempre levantou e tentou de novo.

 

Até que um dia, você conseguiu, você andou sozinho e parecia que você tinha conquistado o mundo!

 

Andar de bike é como um rito de passagem, em algum momento da sua vida, você aprende e nunca mais esquece.

 

Aprendemos a não ter medo de cair, a sempre levantar e tentar de novo, a confiar mais na gente e a comemorar nossas vitórias.

 

É algo que fica marcado na memoria e, mesmo que inconscientemente, levamos aprendizados para a vida toda.

 

E como hoje é o dia do ciclista, nada mais justo do que falar um pouquinho sobre essa atividade.

 

Então continue lendo para ver como colocar essa prática no seu dia a dia, dicas para aproveitar ao máximo o passeio e atividades legais para fazer de bike.

 

A bike no dia a dia


andar-de-bike-ciclovia-paulista

 

Se você mora em São Paulo, com certeza já percebeu como a cidade se desenvolveu para dar mais espaço aos ciclistas.

 

Foram mais de 400km de ciclovias novas nos últimos anos e esse número só cresce!

 

Já é comum ver pessoas indo de bike para o trabalho, passeando nos finais de semana e cada vez mais utilizando esse meio de transporte.

 

A vantagem de usa-la no dia a dia é que você evita o transito e ainda faz uma atividade física! Então se você quer aderir a essa prática, olha só essas dicas:

 

  • Veja a distancia e calcule o tempo para chegar no seu trabalho
  • Pense em todos os caminhos que vai passar e se é seguro
  • Verifique as rotas que tem mais ciclovias
  • Cuidado em vias apenas para carros – mantenha-se sempre a direita e no mesmo sentido dos carros
  • Respeite as sinalizações de transito – não é por que você está de bike que pode cruzar o sinal vermelho. Você é mais um veículo na pista.
  • Leve uma troca de roupa – não vai ser muito confortável ir com a roupa do trabalho na bike e você ainda corre o risco de chegar todo suado.
  • Leve uma garrafa de água

 

Se você ainda não tem bike, em São Paulo e no Rio é possível utilizar as bicicletas do Itaú, que são gratuitas até 1h de utilização.

 

Agora, se você já pretende investir na sua própria magrela, você pode encontrar modelos bem legais a partir de uns R$ 300,00.

 

É bom dar uma pesquisada pois existem muitas variações que podem fazer diferença na sua rotina como bicicletas dobráveis, marchas, tipo de pneu, etc.

 

Atividades legais com a bike


andar-de-bike-cinepedal

 

Como aqui no Live’ n Style a gente adora experimentar coisas novas e sair um pouquinho do comum, procurei também algumas atividades diferentes para fazer com a bike.

 

E eu encontrei uns programas que parecem ser bem legais :

 

Bike Tour SP 

É um programa gratuito para conhecer a cidade de São Paulo pedalando. Os grupos podem ser de até 10 pessoas e são acompanhado por um monitor.

 

Durante o trajeto, ele vai passando dados e curiosidades sobre os pontos turísticos através de um aparelho de áudio colocado dentro do capacete de cada participante.  

 

Sampa Bikers 

É um grupo de ciclistas que organiza todos os tipos de passeios de bike: tem passeios turísticos, noturnos, ecológicos e muitos outros para você escolher.

 

Eles ainda programam viagens para pedalar com destinos nacionais ou internacionais

 

Além disso, eles ainda tem uma escolinha para quem quer aprender a andar de bike e realizam competições de várias modalidades.

 

Cine Pedal 

Gente, esse eu achei sensacional! O Cine Pedal Brasil é um festival de conteúdo audiovisual itinerante em que a energia para fazer a projeção dos filmes é gerada por bicicletas pedaladas pelo público.

 

O evento é gratuito e ao ar livre e tem o intenção de fazer os participantes pensarem sobre o consumo de energia sustentável.

Eles também incentivam o uso de bicicletas para chegar até o evento para promover a conscientização sobre a mobilidade urbana.

 

Então imagina que programa legal, você vai assistir um filme que está usando a energia que você está gerando. Você se diverte e ainda emagrece, hahahaha!

 

Toda a programação está no site deles e eu com certeza vou no próximo daqui de São Paulo.

 

Studio Velocity

Um estúdio de ciclismo indoor que está bem famoso aqui em São Paulo e tem aulas que trabalham o corpo todo.

 

Com musicas bem altas, instrutores animados e uma serie intensa de subidas e sprints, você tem um treino completo que melhora sua resistência, força e condicionamento físico.

 

O mais legal é que você pode monitorar seu desempenho para que a cada aula você se supere e tenha mais motivação e energia!

 

Conclusão – Hoje é o dia de começar


Andar-de-bike-começar

 

Andar de bike é tudo de bom e você já sabe, então que tal aproveitar a comemoração do dia de hoje para pensar em como incluir ela na sua rotina?

 

Se você tem dificuldade de fazer isso sozinha, junte um grupo de pessoas para pedalar. Vocês podem marcar um dia para se encontrarem e passearem por aí. Sua motivação vai ser muito maior!

 

Pode ser na rua, no parque ou na bike ergométrica, o importante é pedalar.

 

Nesse site aqui você tem várias informações sobre andar de bike em São Paulo. Lá tem o mapa de ciclovias, lugares bike friendly, dicas de segurança e muito mais! 

 

Se você conhece mais algum passeio legal para fazer de bike, comenta aqui embaixo!

 

E compartilhe esse post com todos os seus amigos para combinarem de fazer esses programas juntos! ;)

 


 

Publicitária, estudando Educação física, um ser aprendiz em busca de uma vida mais leve.